1.Vida e obra de Aristóteles
Aristóteles nasceu no ano 384 a.C. em Estragira, na macedónia. Aos 17 anos parte para Atenas, frequentou a Academia de Platão onde permanece 20 anos. Este “príncipe da filosofia” foi discípulo de Platão e mestre de Alexandre Magno. No ano de 335 a. C fundou a sua própria escola, o Liceu, onde se dedicava ao ensino e a investigação. Morreu aos 62 anos.
Muito embora tenha sido discípulo de Platão, nem todas suas teorias se baseavam nas teorias de seu mestre, ao contrário, chegou a discordar em muitas delas, inclusive aquela que é o eixo central da filosofia de Platão, a saber, a Teoria das Ideias. Para justificar seu posicionamento Aristóteles teria chegado a afirmar que “o verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar seu mestre”, ou então que ele, Aristóteles, era amigo de Platão, mas era “mais amigo da verdade”. Entre elas podemos destacar a rejeição da visão platónica dos dois mundos (sensível e inteligível), tendo em vista a dificuldade de explicar a relação entre ambos.
As suas obras constam de: 1) Tratado de Lógica, afirma ser “a lógica um instrumento da ciência” o “Organon”; 2) Tratados de Física, com o principio de movimento “Do céu” “da geração da e corrupção”, “Física”, “Meteorologia”, do mundo; 3) tratados de Antrolopia e Psicologia, com os conhecimentos da alma e do intelecto – “Da alma e os prova Naturalia”; 4) Tratados de Biologia, e Zoologia, que para ele devia-se localizar-se entre a física e a psicologia – “Historia dos animais”, “a geração de animais”; 5) Tratados De Metafísica, que Aristóteles designou por sabedoria, teologia e filosofia; 6) Tratados de Ética, os tipos de vida que respeitam as funções da alma vegetativa, sensitiva e intelectual – “tica a Nicamaco”; “Magnata Moraliza”; 7) tratados de politica e Economia, achando ele 3 formas de politica “A Monarquia, Aristocracia e Democracia” 8) tratados de Retórica e Poética – “Arte Retórica”, “Retórica a Alexandre” e “a Poética” – nesta obra Aristóteles dividiu as ciências em teoria, praticas e poéticas.
1.1.Origem de estados
O estado de Aristóteles, é produto da natureza: é evidente que o Estado é criação da Natureza e que o homem é por natureza político, um animal político. O facto de homem ser capaz de discutir prova da sua natureza. Historicamente, excita-se que Aristóteles, o Estado em desenvolveu-se a partir da família: ao unirem-se, as famílias deram origem as aldeias. Estes desenvolveram-se e formaram as cidades, contudo o estado é auto-suficiente. Objectivo do Estado é proporcionar felicidade aos cidadãos. O escopo da humanidade facilitar a consecução bem comum.
1.2. Formas do governo
Partindo do inicio de que o fim do Estado é o bem comum, Aristóteles pensava que cada Estado deveria aprovar uma constituicao que repondesse as suas necessidades. Ele concebeu três formas De governo corrupto:
1) Monarquia (governo de um homem) – é teoricamente a melhor forma de governo, porque preserva a unidade do Estado, contudo, facilmente se pode transformar em tirania – governo de um só homem, que se move por interesse próprio. As sociedades Barbaras, na óptica de Aristóteles, precisavam de autoridade centralizada da monarquia.
2) Aristocracia (governo de poucos homens) – governo de um grupo de cidadãos virtuosos, os melhores, que cuidam bem de todos. A sua forma corrupta é oligarquia, que é o governo dos ricos, os quais procuram o bem económico pessoal.
3) Republica (governo de muitos homens) – trata-se de um tipo de governo constituído pelo povo, que cuida do bem do topo a polis. Quando o povo toma o poder d suprime todas as diferenças sociais em nome da igualdade, este tipo de governo chama-se democracia e é a forma corrupta da república.
3) Republica (governo de muitos homens) – trata-se de um tipo de governo constituído pelo povo, que cuida do bem do topo a polis. Quando o povo toma o poder d suprime todas as diferenças sociais em nome da igualdade, este tipo de governo chama-se democracia e é a forma corrupta da república.
1.3. Filosofia política de Aristóteles
A filosofia prática de Aristóteles deve ser vista como um todo orgânico, em que ética e política estão intimamente ligadas entre si, numa relação de mútua dependência.
Dentre as características da natureza política humana a partir do pensamento de Aristóteles encontramos o conceito de animal político (Zoon Politikon), um animal racional que fala, pensa e que, além disso, tem necessidade natural de conviver em sociedade. Pode-se afirmar que a política aristotélica, o nascimento das cidades as divindades. Cada cidade seria formada por um deus ou deusa que as protegia. Contudo, a observância da lei era considerada uma obrigação religiosa. Esta concepção é notória no pensamento de Platão e Sócrates. A concepção aristotélica do Homem como animal político evidencia a concepção naturalista do Estado.
1.Vida e obra de Aristóteles
Aristóteles nasceu no ano 384 a.C. em Estragira, na macedónia. Aos 17 anos parte para Atenas, frequentou a Academia de Platão onde permanece 20 anos. Este “príncipe da filosofia” foi discípulo de Platão e mestre de Alexandre Magno. No ano de 335 a. C fundou a sua própria escola, o Liceu, onde se dedicava ao ensino e a investigação. Morreu aos 62 anos.
Muito embora tenha sido discípulo de Platão, nem todas suas teorias se baseavam nas teorias de seu mestre, ao contrário, chegou a discordar em muitas delas, inclusive aquela que é o eixo central da filosofia de Platão, a saber, a Teoria das Ideias. Para justificar seu posicionamento Aristóteles teria chegado a afirmar que “o verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar seu mestre”, ou então que ele, Aristóteles, era amigo de Platão, mas era “mais amigo da verdade”. Entre elas podemos destacar a rejeição da visão platónica dos dois mundos (sensível e inteligível), tendo em vista a dificuldade de explicar a relação entre ambos.
As suas obras constam de: 1) Tratado de Lógica, afirma ser “a lógica um instrumento da ciência” o “Organon”; 2) Tratados de Física, com o principio de movimento “Do céu” “da geração da e corrupção”, “Física”, “Meteorologia”, do mundo; 3) tratados de Antrolopia e Psicologia, com os conhecimentos da alma e do intelecto – “Da alma e os prova Naturalia”; 4) Tratados de Biologia, e Zoologia, que para ele devia-se localizar-se entre a física e a psicologia – “Historia dos animais”, “a geração de animais”; 5) Tratados De Metafísica, que Aristóteles designou por sabedoria, teologia e filosofia; 6) Tratados de Ética, os tipos de vida que respeitam as funções da alma vegetativa, sensitiva e intelectual – “tica a Nicamaco”; “Magnata Moraliza”; 7) tratados de politica e Economia, achando ele 3 formas de politica “A Monarquia, Aristocracia e Democracia” 8) tratados de Retórica e Poética – “Arte Retórica”, “Retórica a Alexandre” e “a Poética” – nesta obra Aristóteles dividiu as ciências em teoria, praticas e poéticas.
1.1.Origem de estados
O estado de Aristóteles, é produto da natureza: é evidente que o Estado é criação da Natureza e que o homem é por natureza político, um animal político. O facto de homem ser capaz de discutir prova da sua natureza. Historicamente, excita-se que Aristóteles, o Estado em desenvolveu-se a partir da família: ao unirem-se, as famílias deram origem as aldeias. Estes desenvolveram-se e formaram as cidades, contudo o estado é auto-suficiente. Objectivo do Estado é proporcionar felicidade aos cidadãos. O escopo da humanidade facilitar a consecução bem comum.
1.2. Formas do governo
Partindo do inicio de que o fim do Estado é o bem comum, Aristóteles pensava que cada Estado deveria aprovar uma constituicao que repondesse as suas necessidades. Ele concebeu três formas De governo corrupto:
1) Monarquia (governo de um homem) – é teoricamente a melhor forma de governo, porque preserva a unidade do Estado, contudo, facilmente se pode transformar em tirania – governo de um só homem, que se move por interesse próprio. As sociedades Barbaras, na óptica de Aristóteles, precisavam de autoridade centralizada da monarquia.
2) Aristocracia (governo de poucos homens) – governo de um grupo de cidadãos virtuosos, os melhores, que cuidam bem de todos. A sua forma corrupta é oligarquia, que é o governo dos ricos, os quais procuram o bem económico pessoal.
3) Republica (governo de muitos homens) – trata-se de um tipo de governo constituído pelo povo, que cuida do bem do topo a polis. Quando o povo toma o poder d suprime todas as diferenças sociais em nome da igualdade, este tipo de governo chama-se democracia e é a forma corrupta da república.
3) Republica (governo de muitos homens) – trata-se de um tipo de governo constituído pelo povo, que cuida do bem do topo a polis. Quando o povo toma o poder d suprime todas as diferenças sociais em nome da igualdade, este tipo de governo chama-se democracia e é a forma corrupta da república.
1.3. Filosofia política de Aristóteles
A filosofia prática de Aristóteles deve ser vista como um todo orgânico, em que ética e política estão intimamente ligadas entre si, numa relação de mútua dependência.
Dentre as características da natureza política humana a partir do pensamento de Aristóteles encontramos o conceito de animal político (Zoon Politikon), um animal racional que fala, pensa e que, além disso, tem necessidade natural de conviver em sociedade. Pode-se afirmar que a política aristotélica, o nascimento das cidades as divindades. Cada cidade seria formada por um deus ou deusa que as protegia. Contudo, a observância da lei era considerada uma obrigação religiosa. Esta concepção é notória no pensamento de Platão e Sócrates. A concepção aristotélica do Homem como animal político evidencia a concepção naturalista do Estado.
AVISO: Nos não nos responsabilizamos por qualquer uso ilegal deste trabalho, comprem o original e valorizem os direitos do autor! Não tirem fotos e nem imprimem esse trabalho. “Apenas Leia”
#BAIXE ESTE TRABALHO COMPLETO