1. Introdução
Com o desenvolvimento do mundo muita coisa tem vindo a mudar e as pessoas têm procurado novas formas de satisfação carnal assim como espiritual e assim também tem acontecido no mundo das artes. O homem pós contemporâneo procura novas formas de se expressar, de transmitir o que sente ou que acha e isto tem se refletido nas suas obras artísticas, e foi nesse sentido que olhamos para a evolução da arte moçambicana e verificou-se que uma parte dos artistas tendem a fazer desenhos realistas usando o lápis de grafite e é desse assunto que vamos abordar nas páginas seguintes deste trabalho, onde falaremos das principais características, materiais usados, técnica de produção e também dos principais desenhadores realistas de Moçambique, assim como dos que estão também seguindo o mesmo caminho (novos talentos).
1.1.Objectivos
1.1.1. Geral
Ø Falar de desenho realístico a lápis de grafite
1.1.2. Específicos
Ø Mencionar as técnicas usadas assim como mostrar os materiais usados para fazer estas obras;
Ø Identificar os desenhadores realísticos de Moçambique;
2. Tendências da arte Moçambicana
Vimos que a arte dos dias actuais também é chamada de pós contemporânea é a arte da livre expressão: o artista faz o que quiser, sobre o que quiser e como quiser. Muitas vezes chamar atenção, ser polémico, e diferente é o que torna tudo mais interessante.
Não quer dizer que seja uma arte inferior, pelo contrário, o artista de hoje é autêntico, expressivo e conectado com o seu tempo. Para ele, qualquer coisa pode ser considerada arte.
Nesse sentido vamos encontrar diferentes meios de expressão em que o artista expressa o que sente; essas são as diferentes tendências da arte contemporânea.
Nos últimos anos Moçambique tem sindo alvo das influências do exterior isto é dos outros países, e com a tecnologia que dispomos nos dias atuais a circulação da informação assim como a sua partilha ficou mais rápida e fácil, e isso tem influenciado muito também na parte artística.
A facilidade na partilha de fotos (obras artísticas) faz com que os que estão nas outras margens do oceano, desejem também fazer algo semelhante com o que foi visto, e isto é o caso de desenhos realísticos feitos a lápis de grafite
2.1.Realismo vs. Desenhos realísticos
Aqui diferenciar desenhos realísticos com o realismo como um movimento artístico
O realismo surge como um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do seculo XIX.
É uma forma de expressão artística que procura reproduzir de forma mais ou menos evidente e naturalista o mundo e os objectos da realidade envolvente. O artista do realismo tem o seu interesse pela realidade visível, aquilo que ele pode ver e tocar.
O artísta deste movimento tem a intenção de mostrar a realidade cotidiana, e não se preocupa por representar as coisas no seu tom original ou taxativamente assim como ele vê, mas sim de uma forma mais ou menos evidente, isto é a obra deve mostrar aquilo que o artista vê mesmo sem copiar com fidelidade nos detalhes, eles não procuram impressionar somente mostrar o dia-a-dia.
Características deste movimento
· Pintura figurativa- o importante é mostrar aquilo que eles vêm, sem olhar para os detalhes.
· Retratam-se cenas reais- Mostra somente aquilo faz parte da realidade.
· Não apenas as mais “belas” mas as Outras realidades, como a pobreza, as más condições de vida.